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quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Relato de uma experiência pedagógica numa escola do campo do município de Valença BA

Relato de uma experiência pedagógica numa escola do campo do município de Valença BA
Jonas da Silva Santos¹ ;
 Juvenicio Jesus dos Santos²; 
Rosemary Rufina S. Perin³

Introdução
O presente trabalho é fruto de um projeto desenvolvido na disciplina Pesquisa e práticas pedagógicas III do curso de graduação em Pedagogia Licenciatura e Docência em Processos Educativos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XV, em parceria com a escola do campo  Escola Municipal João Rocha da Silva.
A elaboração deste projeto de pesquisa surge a partir da disciplina pesquisas e praticas pedagógicas III e pesquisar sobre essa temática se justifica pelo fato de nos identificarmos muito com a temática.
Nessa pesquisa tivemos como objetivo compreender se a educação ambiental está inclusa no currículo dessa escola e especificamente verificamos se há um processo de formação inicial e continuada do professor para trabalhar a educação ambiental e por fim, analisamos se há um processo interdisciplinar ligado à educação ambiental.
MATERIAIS E MÉTODOS
O componente curricular pesquisas e práticas pedagógicas III possui carga horária de 60 h, sendo que a carga horária integral da disciplina foi destinada a elaboração e realização da pesquisa. No decorrer da disciplina fizemos discursões, levantamento de hipóteses para então definir o que pesquisar. Nessa dinâmica escolhemos pesquisar sobre reflexões sobre a educação ambiental no município de Valença: formação de professores da Escola Municipal João Rocha da Silva
Essa unidade escolar está localizada no tabuleiro do Orobó, zona rural do município de Valença Bahia, atende um público de crianças e adolescentes do 1º ao 5º ano, com classe multisseriada com faixa etária de 06 a 15 anos.
A nossa metodologia está pautada na pesquisa-ação, que se caracteriza através interação pesquisador e pesquisado.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Inicialmente fizemos o levantamento de algumas hipóteses, o professor que atuam nessa escola possui formação inicial e continuada para trabalhar a educação ambiental? O currículo escolar desta instituição comtempla a educação ambiental.
Como está assegurado na lei nº 9.795 que discorre sobre a educação ambiental, bem como a inserção desta como disciplina?
Questionamos a alguns professores e constatamos que os docentes trabalhavam a educação ambiental não no seu sentido amplo, e sim noções básicas.
Com relação à segunda pergunta alguns professores nos relatou que o currículo propõe uma educação ambiental como está proposto no Art. 2o “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, mas há certo distanciamento entre teoria e prática, pois, os professores não se sentem aptos para tratar especificamente sobre o assunto.
CONCLUSÃO
É importante ressaltar que o componente curricular: pesquisas e práticas pedagógicas é um momento ímpar no processo de formação do Pedagogo, pois o mesmo possibilita que o estudante realize atividades que envolva os elementos como a própria disciplina reza a pesquisa. Realizar essa pesquisa foi de suma importância para a nossa formação, pois tivemos a oportunidade de conferir de perto a realidade da escola do nosso município, bem como verificar se os profissionais possuem capacitação para trabalhar com a educação ambiental.

REFERÊNCIAS
[1] BERNA, Vilmar Sidnei Demamam.  Como fazer educação ambiental. São Paulo: Paulus, 2001. 142 p.
[2] JACOBI, Pedro Roberto. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf>. Acesso em: 25 Nov. 2011.
[3] MINAYO, Maria C.S. (org.). Ciência, Técnica e a Arte: O Desafio da Pesquisa Social. In: ___. PESQUISA SOCIAL, Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis, Vozes. 14 Ed. 1996. Cap 1.


1 Estudante do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, campus  Valença.  E-mail: jnhsilva@hotmail.com
2 Estudante do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, campus  Valença.  E-mail: juveniciosantos@gmail.com
3 Professora/Orientadora Universidade do Estado da Bahia,  campus Valença. Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2007). Atua como professora auxiliar no Departamento de educação Campus XV - Valença.  E-mail: rorufperin@hotmail.com3

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